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FAQ

É PRECISO PAGAR ALGUM VALOR PARA BAIXAR O APLICATIVO DO PODD?

Não, é gratuito e sua adesão é voluntária e livre, conforme a principal característica do Cooperativismo.

QUEM É O ZÉ COOPERADO?

O Zé Cooperado é um personagem que surgiu dentro da campanha de promoção do PODD e se tornou a cara dessa tecnologia. O personagem remete ao Sr. José Aparecido Ferreira, motorista profissional há mais de 35 anos, Diretor Presidente e fundador da Coopertran, também idealizador do PODD.

QUEM É A COOPERTRAN?

A Coopertran é uma cooperativa de transporte rodoviário, fundada em 1995 em Congonhas, Minas Gerais, que possui contratos com grandes empresas públicas e privadas. Hoje atua em diversos estados do país, como Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, além do Distrito Federal e conta com cooperados em diversos outros estados. São quase 500 cooperados no Brasil. Entre as empresas na carteira de clientes no Brasil estão a Vale, Caixa Econômica Federal, Advocacia Geral da União (AGU), Petrobras, Prefeitura de Vila Velha, Serviço de Processamento de Dados do Governo Federal (SERPO), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Associação Nacional do Transporte Aquaviário (ANTAC), Correios e outros.

O QUE É O COOPERATIVISMO?

Mais que um modelo de negócios, o cooperativismo é uma filosofia de vida que busca transformar o mundo em um lugar mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos. Um caminho que mostra que é possível unir desenvolvimento econômico e desenvolvimento social, produtividade e sustentabilidade, o individual e o coletivo. Tudo começa quando pessoas se juntam em torno de um mesmo objetivo, em uma organização onde todos são donos do próprio negócio. E continua com um ciclo que traz ganhos para as pessoas, para o país e para o planeta. O Cooperativismo vem para melhorar a qualidade de vida, reduzir custos e ter uma relação diferenciada com o ser humano. No cooperativismo você não é apenas um cliente, é um dos donos do negócio. A gestão é democrática e transparente.

COMO SURGIU O PODD?

O PODD (Pay On Demand) nasceu em 2015 para suprir a necessidade dos clientes da cooperativa pelo transporte de seus funcionários em contratos sob demanda. Criou-se o aplicativo que simplifica a solicitação das viagens, facilita a gestão dos contratos e otimiza os investimentos. Em março de 2019 a Coopertran, atenta às movimentações do mercado, percebeu a oportunidade de inserir o PODD também na área de mobilidade urbana, no ramo de transporte individual de passageiros. O PODD é uma plataforma destinada a trazer os princípios do cooperativismo para a prestação de serviços de transporte, por meio da tecnologia. A síntese continuará sendo a participação dos associados, o interesse comum, a gestão democrática e os benefícios do cooperativismo através da busca de vantagens comuns a todo o grupo.

COMO NASCEU A IDEIA DE ORGANIZAR OS MOTORISTAS POR APP SOB O MODELO COOPERATIVISTA?

A ideia de organizar os motoristas por aplicativo sob o modelo cooperativista surgiu das condições precárias às quais a categoria está exposta. Falta de segurança, condições de trabalho insalubres e até desumanas, ausência de representatividade e de valorização a estes profissionais tão importantes para a economia do país. A Coopertran lançou mão da expertise cooperativista de 25 anos de atuação no ramo de transportes e tem como objetivo levar aos motoristas por app: reconhecimento, benefícios, melhores condições de trabalho e representatividade. O cooperativismo vem para mostrar a força e a importância desta categoria

O SISTEMA DE COOPERATIVISMO SIGNIFICA QUE SOMOS DONOS DO NOSSO PRÓPRIO NEGÓCIO?

Uma cooperativa é uma entidade fundada por profissionais, com no mínimo 20 trabalhadores de uma mesma área, prestando serviços para empresas de forma independente, sem vínculo empregatício e sem subordinação. Todos os integrantes de uma cooperativa são sócios e todos têm o mesmo poder de voto. Qualquer pessoa pode ingressar em uma cooperativa, desde que faça de forma livre e espontânea e esteja disposta aceitar as responsabilidades da sociedade. Como associado da cooperativa o cooperado pode participar da sua gestão, sugerindo, opinando, denunciando falhas, propondo soluções e defendendo suas ideias. O poder de decisão é igualitário entre todos, devendo participar de todas as decisões.

O QUE É E COMO FUNCIONA A INTEGRALIZAÇÃO DA QUOTA-PARTE DOS MOTORISTAS COOPERADOS?

Quota-parte é o capital social da cooperativa que todo cooperado ao aderir à sociedade deve integralizar para se tornar um “sócio”.

O MOTORISTA INTEGRALIZA A QUOTA-PARTE NO MOMENTO DA ADESÃO? QUAL O VALOR?

Sim, o valor da quota parte é pago na adesão do motorista à cooperativa. O investimento total atualmente, segundo o Estatuto Social, é de R$1.500,00 podendo ser quitado à vista ou parcelado em até 15 vezes.

SE O COOPERADO SAIR ANTES DE PAGAR O VALOR TOTAL DA QUOTA-PARTE, RECEBE DE VOLTA O VALOR INVESTIDO?

Sim, recebe de volta as parcelas integralizadas após a prestação de contas do exercício em que se deu o seu desligamento, conforme estabelecido no Estatuto Social.

SE EM ALGUM MÊS NÃO PUDER PAGAR A QUOTA-PARTE?

Nesse caso as parcelas serão descontadas nas receitas do cooperado.

ONDE EU PAGO A MINHA QUOTA-PARTE?

O pagamento da quota parte pode ser realizado à vista, através de depósito bancário, em conta e banco a ser indicado pela Cooperativa. Caso o motorista opte pelo parcelamento, a primeira parcela é paga através de boleto bancário e as demais parcelas serão descontadas automaticamente no repasse/receita do cooperado.

EM QUAIS CIDADES O PODD SERÁ IMPLANTADO?

O PODD será lançado inicialmente na região metropolitana de Vitória/Espirito Santo, inicialmente em Vitória e Vila Velha. Posteriormente, novas cidades poderão contar com os serviços da cooperativa.

COMO POSSO ME TORNAR UM MOTORISTA PODD?

Todo o processo é digital. O primeiro passo é baixar o aplicativo na Google Play Store e cadastrar no PODD. Para o cadastro é necessário: * Possuir e apresentar carteira de habilitação definitiva (mínimo de 02 (dois) anos; * Indicar um e-mail válido e atual; * Preencher termo de adesão; * Aceitar os termos e condições de uso e privacidade; * Realizar e apresentar exame médico; * Realizar e apresentar termo de vistoria veicular em uma das oficinas credenciadas pelo PODD; * Realizar exames e treinamentos específicos a serem informados durante o processo; * Fazer integralização de Quota-Parte.

A PARTIR DE QUANDO POSSO BAIXAR O APP PODD?

O aplicativo PODD Motorista já pode ser baixado na Google Play Store.

Clique aqui para baixar

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QUANDO O PODD ESTARÁ NAS RUAS DA GRANDE VITÓRIA?

A previsão é o aplicativo estar nas ruas em 12 de outubro de 2020.

ONDE POSSO BAIXAR O APP?

O aplicativo para o motorista já está disponível na plataforma digital Google Play Store.

Clique aqui para baixar

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COMO FUNCIONA E QUANTO É A TAXA ADMINISTRATIVA DO PODD?

O PODD não cobra taxa administrativa como outras OTTs. Os custos da cooperativa e do negócio são rateados entre os cooperados, sócios da cooperativa, e custam 15% por viagem, ficando 85% do valor da viagem com o motorista.

QUAIS SERÃO OS CUSTOS COBRADOS AOS MOTORISTAS COOPERADOS?

Caberá aos motoristas arcar com os custos da realização da vistoria veicular, exame médico e integralização da quota-parte. A adesão aos planos de saúde, odontológico e de telefonia também ficara a cargo do motorista cooperado.

COMO SERÁ A FORMA DE REPASSE DO MOTORISTA?

Todos os valores terão repasses automáticos em forma de crédito ao motorista, disponibilizados em cartão corporativo, bandeira Mastercard já no dia seguinte à viagem. Nos valores do repasse já serão descontados os custos da operação.

O CADASTRO DO MOTORISTA E DO PASSAGEIRO SÃO FEITOS DA MESMA FORMA?

Os cadastros são específicos e diferentes para motoristas e passageiros, demandando a inserção de documentos e fotos de identificação.

HAVERÁ O CADASTRO DOS PASSAGEIROS?

Sim, todos os passageiros deverão realizar o seu cadastro no app PODD ao baixar o aplicativo, incluindo foto e documentos oficiais.

O VALOR QUE O PASSAGEIRO VAI PAGAR SERÁ IGUAL ÀS OPERADORAS QUE FUNCIONAM NA GRANDE VITÓRIA?

Os valores a serem cobrados pelo PODD levarão em consideração a média dos já praticados no mercado, bem como as decisões dos motoristas cooperados.

O PASSAGEIRO PODERÁ ACOMPANHAR O DESLOCAMENTO DO VEÍCULO ANTES DO MESMO CHEGAR AO PONTO DE EMBARQUE?

Sim, todo o trajeto poderá ser acompanhado pelo passageiro.

O PODD IRÁ TRABALHAR COM CONTRATOS CORPORATIVOS?

O PODD irá atuar na busca por contratos corporativos a fim de ampliar as fontes de renda dos motoristas cooperados.

SERÁ POSSÍVEL UM MOTORISTA OPTAR POR ATENDER EXCLUSIVAMENTE DETERMINADA EMPRESA?

Esse procedimento ainda está em fases de estudos e tão logo seja aplicado ao PODD será informado aos motoristas cooperados.

O PODD TERÁ FUNÇÃO DE ENTREGAS DE OBJETOS?

Sim, a função de entrega de pequenos volumes estará disponível no aplicativo, porém ainda sem data definida para início desta atividade.

HAVERÁ UNIFORME OU OUTRO TIPO DE IDENTIFICAÇÃO DOS MOTORISTAS E VEÍCULOS PODD?

Não será exigido o uso do uniforme ao motorista porém, no interior dos veículos haverá identificação do motorista visível aos passageiros.

CASO O PASSAGEIRO NÃO ESTEJA MAIS NO LOCAL DE INÍCIO DA CORRIDA SERÁ COBRADA ALGUMA TAXA?

No momento não disponho destas informações. Solicito a gentileza de entrar em contato posteriormente ou informar um número de contato para que, de posse da informação, responder ao (à) sr. (sra.).

COMO FUNCIONA O CANCELAMENTO DE VIAGENS POR MOTORISTAS E PASSAGEIROS?

No momento não disponho destas informações. Solicito a gentileza de entrar em contato posteriormente ou informar um número de contato para que, de posse da informação, responder ao (à) sr. (sra.).

EM QUAIS SITUAÇÕES O MOTORISTA PODERÁ CANCELAR ATENDIMENTO?

No momento não disponho destas informações. Solicito a gentileza de entrar em contato posteriormente ou informar um número de contato para que, de posse da informação, responder ao (à) sr. (sra.).

COMO SERÃO IDENTIFICADAS AS CORRIDAS SOLICITADAS PARA TERCEIROS?

O PODD terá a função de cadastramento de terceiros, sendo assim, se o filho solicitar uma corrida para a mãe, ele deverá realizar o cadastro dela no aplicativo, facilitando a identificação do passageiro ao motorista.

HAVERÁ CARGA HORÁRIA ESPECÍFICA OU O MOTORISTA PODERÁ FAZER SEU PRÓPRIO HORÁRIO DE TRABALHO?

O motorista deverá preferir uma carga horária integral, tendo em vista os custos e investimentos no negócio, tanto por parte da cooperativa, quanto por parte dos próprios motoristas. Com uma carga horária integral, os custos do negócio diminuem e a lucratividade do motorista aumenta.

HÁ NÚMERO MÍNIMO DE PASSAGEIROS CADASTRADOS PARA INÍCIO DAS ATIVIDADES DO PODD?

Não há número mínimo estipulado para o início das atividades, porém, é preciso contar com um número suficiente de motoristas para atender a demanda dos passageiros

COMO SABER SE O MOTORISTA ESTARÁ APTO A EXERCER SUAS ATIVIDADES COM SEGURANÇA JUNTO AO PODD?

Todo motorista PODD passará por um criterioso processo de seleção e treinamento. Além disso, exames, vistorias no veículo e reciclagens serão constantes, visando sempre a qualidade no serviço.

SOU COOPERADO PODD, POSSO RODAR POR OUTROS APPS?

Sim, o motorista poderá trabalhar para outros aplicativos. Porém, levando em consideração que no PODD o motorista é sócio da cooperativa, ao realizar corridas para concorrentes diminuirá sua lucratividade.

QUAIS SERÃO AS FORMAS DE PAGAMENTO DAS VIAGENS PELOS PASSAGEIROS?

As viagens feitas pelo PODD poderão ser pagas com dinheiro e cartão de crédito.

O MOTORISTA PODERÁ ESCOLHER QUAL A FORMA PREFERIDA DE PAGAMENTO PELAS CORRIDAS?

A escolha do método de pagamento é feita pelo passageiro. Contudo, as corridas serão pagas ao motorista cooperado no dia seguinte à realização da viagem, sendo assim, não há necessidade de “preferir” alguma forma de pagamento

QUAIS CATEGORIAS DE VEÍCULOS ESTARÃO DISPONÍVEIS NO APP?

As categorias disponíveis inicialmente no PODD são popular e sedan. Carros executivos e outras categorias estarão disponíveis posteriormente.

QUAIS SERVIÇOS SERÃO OFERECIDOS NO TRANSPORTE ESPECÍFICO?

Teremos o transporte específico para atender passageiros com compras, pets, banhistas.

O TRANSPORTE ESPECÍFICO É COBRADO DE FORMA DIFERENTE?

Será cobrada uma taxa extra para estes passageiros e o motorista irá receber a mais quando fizer o transporte específico

COMO O APLICATIVO AUXILIA O MOTORISTA EM SUA SEGURANÇA?

Todos os aplicativos dos cooperados terão instalados dispositivos de segurança. Esse dispositivo terá sua principal funcionalidade a realização da conexão do veículo com nossa central, possibilitando o monitoramento e rastreamento através de avançados recursos de Inteligência Artificial. Sempre que houver não-conformidades, como por exemplo alteração de rota ou condução atípica, serão acionados os protocolos de segurança. Além disso, sempre que for solicitada alguma viagem com origem ou destino em áreas com altos índices de furto/roubo de veículos, o sistema emitirá um alerta para o motorista PODD.

HAVERÁ ALGUMA COBRANÇA PELO USO DO RASTREADOR?

Os custos do rastreador serão pagos pela Cooperativa.

O RASTREAMENTO E A TELEMETRIA DO VEÍCULO SERÃO REALIZADOS EM CONJUNTO?

Sim. As duas funções são realizadas simultaneamente por um único aparelho.

HAVERÁ TEMPO LIMITE PARA AGUARDAR OS PASSAGEIROS EM LOCAIS DE RISCO?

O tempo limite para aguardar passageiros será definido pelos próprios motoristas cooperados

QUANDO O MOTORISTA NÃO ESTIVER A TRABALHO E OPTAR PELA PRIVACIDADE E NÃO SER MONITORADO, O QUE FAZER?

O carro não será monitorado enquanto ele estiver offline, além disso, o monitoramento só acontece quando o veículo está em curso durante o atendimento de uma chamada

ACABOU O EXPEDIENTE E O MOTORISTA ESTÁ A CAMINHO DA RESIDÊNCIA, NESSE TRAJETO HAVERÁ O MONITORAMENTO?

O veículo não será monitorado nessa ocasião. Se o aparelho estiver online, o veículo é sempre rastreado, porém não é monitorado. O monitoramento só acontece quando o veículo está em curso durante a realização de uma chamada. Contudo, se o motorista precisar de alguma informação, os registros são arquivados no sistema e, nesse caso é só solicitar ao PODD

CASO O VEÍCULO SAIA DA ROTA E ENTRE NUMA ÁREA DE RISCO, A CENTRAL TOMARÁ A DECISÃO DE INTERVIR? DE QUE FORMA?

A Central tomará várias medidas atendendo a protocolos de segurança que seguem padrões internacionais. Entenda como funciona caso o veículo saia da rota e entre numa área de risco: - Primeiro, aparece na tela da Central que o veículo saiu do Corredor; - Automaticamente ele será acompanhado mais de perto; - Se aparecer na tela do monitoramento que o veículo está a caminho de uma região de risco ou se já estiver em uma região de risco, a Central, imediatamente, entra em contato com o motorista, mais de uma vez até que exista retorno; - Se o motorista não atender, a ligação é feita para o passageiro; - Se o passageiro não atender, o 190 é acionado de imediato.

O BOTÃO DE PÂNICO TAMBÉM É UMA FERRAMENTA DE SEGURANÇA DO PODD?

Sim, todos os veículos terão o botão de pânico que poderá ser acionado pelo motorista quando julgar necessário.

COMO O BOTÃO DO PÂNICO SERÁ ACIONADO?

O botão de pânico poderá ser acionado através do próprio aplicativo.

O MOTORISTA ENCERRA UMA CORRIDA E FICA NO AGUARDO DE UM NOVO CHAMADO. NESSE TEMPO DE ESPERA ELE É RENDIDO POR CRIMINOSOS. O SISTEMA DE SEGURANÇA ACIONARÁ A CENTRAL DE MONITORAMENTO? HÁ ALGUMA OUTRA FORMA DE ACIONAR O MONITORAMENTO?

A Central de Monitoramento não será acionada porque o veículo não está em uma chamada. Neste caso, o motorista tem o recurso de acionar o botão de pânico ou ligar para a central informando a ocorrência.

HÁ POSSIBILIDADE DE O MOTORISTA ESCOLHER OS LUGARES QUE GOSTARIA DE RODAR E NÃO TRABALHAR EM ÁREAS DE RISCO?

O PODD não quer que o motorista se exponha aos riscos. Para gerar mais segurança para o Cooperado poder trabalhar, será criado um protocolo para monitorar o veículo em chamadas de pontos de risco. O veículo será monitorado com ainda mais atenção, desde o local da chamada até o percurso final. Desta forma os motoristas conseguirão trabalhar acompanhados pela Central durante todo o percurso, e assim atender os chamados.

OUTROS APLICATIVOS NÃO DEMONSTRAM COM CLAREZA O LOCAL DE PERICULOSIDADE. ESSA DEFINIÇÃO VAI APARECER NO PODD?

As áreas de risco já são mapeadas no sistema e, com isso o motorista será avisado pelo próprio aplicativo. Mas os Cooperados podem apontar áreas que talvez sejam desconhecidas e, neste caso, o motorista deverá informá-la à Central.

NO APLICATIVO PODD HAVERÁ AVALIAÇÃO DOS PASSAGEIROS?

Ao final de todas as corridas o motorista terá que avaliar o seu passageiro, podendo relatar possíveis ocorrências. Esta rotina criará um histórico que será adicionado ao perfil do passageiro, estando disponível aos outros motoristas no momento de solicitação das viagens.

SE UM PASSAGEIRO FOR UM USUÁRIO PROBLEMÁTICO, ESSA INFORMAÇÃO CHEGARÁ AOS COOPERADOS?

Chegará através do histórico de avaliações dos passageiros feita pelos próprios motoristas cooperados.

E QUANDO UM PASSAGEIRO ESTÁ ATRASADO E PEDE PRA ACELERAR?

Todos os motoristas devem seguir o que preconiza a legislação de trânsito vigente, atentando sempre para a manutenção da segurança dos próprios motoristas, passageiros e pedestres, respeitando, sobretudo, os limites de velocidade das vias.

SE O PASSAGEIRO ESTÁ ATRASADO E PEDE AO MOTORISTA PARA ACELERAR, E NO MOMENTO DA AVALIAÇÃO, DER UMA NOTA RUIM PARA A DIREÇÃO. COMO ISSO SERÁ REVISTO?

Um dos diferenciais do PODD é a sociedade com os motoristas, que, como cooperados são donos do negócio. Neste sentido, nenhuma decisão será tomada de forma arbitrária, como ocorre nas demais OTTs. O PODD atuará com base no diálogo, nos dados colhidos pelos sistemas e no entendimento mútuo com os cooperados.

EM OUTRAS OPERADORAS, QUANDO O MOTORISTA É CHAMADO EM UMA ÁREA PERIGOSA, SE ELE NÃO ACEITAR A CORRIDA A NOTA CAI. NESSE CASO, POR EXEMPLO, COMO SERÁ NO PODD?

No PODD o motorista cooperado será notificado de que a corrida se iniciará ou terá como destino áreas de risco pré-identificadas antes mesmo de aceitá-la. Caberá apenas ao motorista aceitar ou não a mesma, não incidindo sobre sua avaliação.

O PASSAGEIRO PODERÁ FIDELIZAR O MOTORISTA?

No momento não disponho destas informações. Solicito a gentileza de entrar em contato posteriormente ou informar um número de contato para que, de posse da informação, responder ao (à) sr. (sra.).

O CADASTRO DO PASSAGEIRO NAS OTTS NÃO PROPORCIONA SEGURANÇA AO MOTORISTA, NO PODD SERÁ COMO?

No PODD, os passageiros terão que realizar cadastro completo (dados pessoais), incluindo sua foto perfil. Em todas as corridas o motorista receberá informações completas do passageiro e destino final da sua corrida.

A CENTRAL DO PODD VAI TER UM CANAL DIRETO COM A POLÍCIA?

Sim. Seguindo os protocolos de segurança estabelecidos, em caso de necessidade a polícia será acionada.

VAI TER CÂMERA DE MONITORAMENTO DENTRO DO CARRO?

O sistema de monitoramento do PODD inclui o corredor que liga a origem ao ponto de destino, estando o veículo monitorado do início ao fim da corrida, não demandando o uso de câmeras internas no veículo.

O QUE É A AVALIAÇÃO DO MOTORISTA?

A avaliação não é uma penalidade aos motoristas e sim uma forma legítima de identificar não-conformidades e melhorar nossos serviços a cada dia, além disso, configuram uma comunicação direta do passageiro com o App PODD. Por meio dessa avaliação, ao invés de punir, o que é visto nas OTTs, em nossa cooperativa chamaremos o motorista para uma conversa e, caso necessário, o mesmo poderá passar por reciclagens e treinamentos.

COMO SERÁ A AVALIAÇÃO DO MOTORISTA FEITA PELO PASSAGEIRO?

Nosso sistema de avaliação do motorista consiste na concessão de 5 ESTRELAS, cada uma terá um critério, sendo: • Estrela 5 - Eu fiquei totalmente satisfeito. • Estrela 4 – O comportamento do motorista foi inadequado • Estrela 3 – O motorista não exerceu uma boa condução • Estrela 2 – Limpeza e conservação do veículo inadequadas • Estrela 1 – O App não atendeu minhas expectativas Quando o passageiro marca a Estrela 3, que é referente a condução do motorista, por exemplo, devido aos recursos avançados de telemetria do PODD, será possível checar se essa informação é procedente, protegendo o motorista PODD de informações inverídicas e resguardando também o passageiro.

ONDE ESTÁ SITUADA A SEDE DO PODD EM VITÓRIA?

A sede da Coopertran/PODD em Vitória está situada na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 2501, no bairro Bento Ferreira, Vitória. Os números de contato são (27) 99940.6888 (WhatsApp) e (27) 2142.9662

QUAL É A FUNCIONALIDADE DA SEDE DO PODD?

O objetivo da nossa SEDE é ser a Casa do Motorista do PODD no Espírito Santo. Por meio dela, vamos resolver todas as questões que envolvem os motoristas do PODD e os passageiros. Nosso Web Center deve ser acionado para um primeiro contato do Motorista e Passageiro e, caso não consigam resolver por telefone ou virtualmente, através dos números (27) 99940.6888 (WhatsApp) e (27) 2142.9662, será agendado um horário presencial. O Web Center funcionará todos os dias da semana por 24h. Já as demais áreas irão funcionar de segunda a sexta das 8h às 18h.

QUAIS SETORES IRÃO FUNCIONAR NA SEDE?

Nossa sede abrigará os setores: • Atendimento Cooperado/Cliente, • Contabilidade, • Financeiro, • Secretaria, • Almoxarifado, • Arquivo, • Web Center, • Monitoramento, • TI, • Superintendência, • Comunicação e Marketing, • Comercial • Auditório.

COMO FAÇO PARA CONHECER A SEDE DO PODD EM VITÓRIA?

Assim, que o funcionamento do PODD tiver se iniciado, será possível agendar uma visita pelo Web Center.

HAVERÁ CARROS PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS?

No momento não disponho destas informações. Solicito a gentileza de entrar em contato posteriormente ou informar um número de contato para que, de posse da informação, responder ao (à) sr. (sra.).

EXISTE ALGUMA VANTAGEM OU ACORDO QUE FACILITE A COMPRA OU A TROCA DE UM VEÍCULO ZERO?

A Coopertran já trabalha com uma política de descontos com alguns fabricantes de veículos e oferecerá boas parcerias e oportunidades aos cooperados do PODD que desejem aquisição ou troca de veículos.

É POSSÍVEL COMPRAR O VEÍCULO COM CPF NEGATIVO?

No momento não disponho destas informações. Solicito a gentileza de entrar em contato posteriormente ou informar um número de contato para que, de posse da informação, responder ao (à) sr. (sra.).

HAVERÁ CONVÊNIO COM ALGUM PLANO DE SAÚDE?

Como dono do próprio negócio, o motorista poderá optar ou não pela adesão ao convênio de saúde. A cooperativa oferecerá parcerias com planos mais vantajosos aos cooperados e a previsão é que este benefício esteja disponível em até 90 dias após o início das atividades.

O CONVÊNIO DE SAÚDE TERÁ VALOR DIFERENCIADO PARA O COOPERADO?

Por se tratar de uma cooperativa, os convênios de saúde contarão com custos significativamente mais baixos para os cooperados.

COMO FUNCIONARÁ O PAGAMENTO DO CONVÊNIO DE SAÚDE?

O pagamento do convênio será realizado pelo motorista cooperado diretamente ao prestador de serviços parceiro.

OS CARROS DOS COOPERADOS TERÃO SEGURO VEICULAR? QUAL SERÁ A OPERADORA?

Sim, todos os carros PODD contarão com cobertura de seguro para passageiros e motoristas, seja em caso de invalidez permanente total ou parcial por acidente ou morte acidental, além de assistência 24h. Estamos em negociação com diversas operadoras e em breve vamos fornecer o nome da empresa e demais informações.

POSSO CONTRATAR SEGURO VEICULAR TOTAL EM VALORES DIFERENCIADOS PARA OS COOPERADOS?

Por se tratar de uma cooperativa, o seguro será empresarial, diminuindo os custos significamente para os motoristas cooperados.

CASO O COOPERADO DECIDA CONTRATAR SEGURO VEICULAR TOTAL JUNTO AO PARCEIRO DA COOPERATIVA, COMO SERÁ DESCONTADO ESSE VALOR?

O pagamento do seguro será debitado todo mês na conta do motorista cooperado. Esse desconto será feito sempre no dia combinado com a seguradora veicular.

HAVERÁ ALGUM CONVÊNIO COM COBERTURA ODONTOLÓGICA PARA O MOTORISTA?

O PODD oferecerá aos cooperados a opção de aderir ao plano odontológico Odontoprev. Os planos são empresariais, com custos menores aos cooperados e os pagamentos deverão ser feitos diretamente pelos motoristas ao plano.

HAVERÁ PLANO DE TELEFONIA E DADOS PARA OS MOTORISTAS PODD?

A Coopertran está em negociações para contratação de um plano de telefonia e dados mais vantajoso aos cooperados que desejarem e tão logo conclua essa etapa, informará aos cooperados a possiblidade de adesão à operadora

PARA SER UM MOTORISTA COOPERADO PODD É PRECISO POSSUIR ALGUM VEÍCULO PADRÃO?

Não. Cada motorista poderá rodar com marca, modelo e cor de veículo que já possuir, desde que atenda aos requisitos legais do município de atuação. O que será padronizado é o atendimento e o cuidado com o carro.

HÁ EXIGÊNCIA DO ANO DE FABRICAÇÃO DO VEÍCULO?

Sim. Cada município tem o poder de determinar, através de legislação específica, o ano mínimo de fabricação dos veículos que poderão atuar em aplicativos de mobilidade urbana..

APÓS A VISTORIA DO VEÍCULO, COMO SERÃO TRATADAS AS NÃO-CONFORMIDADES ENCONTRADAS?

As não-conformidades encontradas terão que ser corrigidas para que o veículo fique apto a rodar. Há situações que terão que ser resolvidas de imediato, já outras poderão ter um prazo determinado. Por exemplo, se na vistoria os pneus não estão bons, neste caso o problema precisa ser resolvido de imediato. Mas se a não conformidade é um banco rasgado, apesar de impactar no atendimento, ele não gera risco de vida, então um prazo será estabelecido para que o motorista providencie os reparos necessários.

QUEM É O TOP BANK E O QUE É A CONTA DIGITAL?

O TOP BANK é uma empresa do Grupo Vale Card. O Grupo Vale Card tem 25 anos de mercado. Em 2019, transacionou R$ 3.4 bilhões em diversos produtos, possui mais de mil colaboradores, 100% capital próprio, sendo a segunda maior do segmento de cartão de frotas e a quarta no segmento de benefícios. E nesta linha de evolução constante desenvolveram o Top Bank, um banco totalmente digital que será parceiro dos motoristas cooperados. Conta digital é o tipo de conta que permite que qualquer pessoa mexa com o próprio dinheiro direto pela internet, seja por aplicativo ou pelo site. Com menos burocracia e menos taxas, as contas digitais são seguras, fáceis e rápidas de usar, já que com poucos cliques você cuida do seu dinheiro.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA CONTA DIGITAL?

A Conta Digital TOP BANK não possui custo mensal/anual de manutenção. Por meio dela é possível o Cooperado fazer as seguintes movimentações:- Receber dois cartões: MasterCard e ValeCard - Uso em toda Rede credenciada MasterCard - Uso em toda Rede credenciada ValeCard - Solicitação e recargas do Cartão Pré-Pago - Pagamentos de contas e Boletos diversos- Depósitos - Transferências (TED e DOC de mesma titularidade e para terceiros)- Receber TED e DOC - Recargas Telefônicas para qualquer operadora - Extratos com todos os detalhes de suas movimentações - Emissão de Boletos para sua conta - Saques em Bancos 24h.

PESSOAS COM RESTRIÇÃO NO CPF CONSEGUEM TER A CONTA DIGITAL E TER ACESSO A TODOS OS BENEFÍCIOS?

Sim, pessoas com restrição no CPF terão a Conta Digital Top Bank e poderão fazer todas as movimentações que precisarem.

O VALOR REFERENTE AO QUE O MOTORISTA PRODUZIU ESTARÁ DISPONÍVEL PARA SAQUE, EM DINHEIRO, SEM TAXA?

O que o motorista produzir hoje já estará disponível para uso no dia seguinte. O valor que chega para o Cooperado já aparece sem a taxa administrativa, ou seja, os 15% já foram descontados e o saldo já chega com o valor líquido. O motorista não paga nada por esta antecipação do dinheiro. É importante ressaltar também, que os valores dos contratos de alguns benefícios serão descontados diretamente nesta conta, nos vencimentos acordados.

COM O CARTÃO TOP BANK É POSSÍVEL COMPRAR PARCELADO?

A princípio o cartão contará com a função débito, sendo assim, não será possível realizar compras parceladas.

EXISTE TAXA DE SAQUE NO BANCO 24H?

Sim, mas a porcentagem é bem abaixo do mercado. O valor praticado é de 1,5%, percentual inferior ao que o mercado tem cobrado. O valor praticado por outros bancos é de 3% a 5%. Não esqueça que o próprio Banco 24h também cobra uma tarifa específica.

QUAL É O LIMITE DE CRÉDITO PARA SAQUE NO CAIXA 24 HORAS?

A tarifa é de R$ 6,90 e o valor máximo do saque, depende de cada caixa eletrônico, mas geralmente chega ao máximo de R$1.000,00 (hum mil reais) por dia.

TERÁ A FUNÇÃO CRÉDITO NA CONTA DIGITAL?

A Conta Digital não trabalha com a função de crédito.

SERÁ POSSÍVEL PEGAR CRÉDITO PARCELADO? SE SIM, QUAL O LIMITE?

No momento não disponho destas informações. Solicito a gentileza de entrar em contato posteriormente ou informar um número de contato para que, de posse da informação, responder ao (à) sr. (sra.).

A MOVIMENTAÇÃO POR MEIO DO TED E DOC TERÁ TAXAS?

Há taxa para emissão de TED e DOC, mas abaixo do valor praticado no mercado. A taxa é de 1,5%. Os valores ainda serão divulgados.

É POSSÍVEL UM COOPERADO NÃO ABRIR A CONTA NO TOP BANK?

Não. A partir do momento que um motorista passa a ser um Cooperado, para a melhor administração e controle, automaticamente a conta digital no TOP BANK é aberta.

JÁ POSSUO CONTA CORRENTE/POUPANÇA EM OUTRO BANCO. POSSO VINCULAR ESTA CONTA AO PODD PARA RECEBER PELAS VIAGENS?

Não. Para a melhor administração e controle, automaticamente a conta digital no Top Bank é aberta para o Cooperado e exclusivamente através dela que o motorista receberá os valores das viagens realizadas. Porém, posteriormente o motorista pode fazer a transferência dos recebimentos para a conta em outro banco.

SOBRE A DOCUMENTAÇÃO PARA ABERTURA DA CONTA DIGITAL E O CARTÃO CORPORATIVO DA VALECARD, COMO FUNCIONARÁ?

É totalmente digital, por isso não há burocracia como nos bancos tradicionais. Neste caso, a própria Cooperativa vai repassar todos os documentos e dados necessários para a abertura da conta digital ao banco e, assim gerar os cartões. O motorista vai checar os dados on line, para que o banco dê início à abertura da conta digital e ao cartão corporativo da ValeCard.

QUANTO TEMPO PARA QUE O CARTÃO DO BANCO CHEGUE AO MOTORISTA?

Os cartões da conta digital TOP BANK e o cartão corporativo da ValeCard chegam entre 10 a 15 dias após o cadastro e aprovação, no endereço que o motorista cadastrou no sistema do App.

SOBRE EMPRÉSTIMOS ATRAVÉS DA CONTA DIGITAL, SERÁ POSSÍVEL?

Em um primeiro momento não, mas esta função está em estudo para ser implementada posteriormente.

HAVERÁ LINHA DE CRÉDITO PARA COMPRA OU TROCA DO VEÍCULO?

Haverá uma linha de financiamento para esse tipo de transação, mas esse benefício será disponibilizado em momento posterior e informado a todos os motoristas cooperados.

QUAIS BENEFÍCIOS O VALECARD PROPÕE AO COOPERADO?

O ValeCard tem uma solução diferenciada que é o ValeCash, um sistema que acumula pontos nas compras de produtos e serviços. São 120 mil estabelecimentos credenciados em todo o Brasil. Cada estabelecimento e produto tem um percentual de CashBack. Postos de Combustíveis, oficinas, padarias, supermercados e farmácias fazem parte da rede credenciada. Outro benefício é que o ValeCard tem uma equipe técnica que faz toda a cotação, negociação e agendamento para o motorista em oficinas para troca de óleo, pneus, revisão e outros serviços. Lembrando que se o Cooperado tem um outro veículo ele poderá utilizar esse benefício e, inclusive abastecer o(s) carro(s) da família.

HAVERÁ DESCONTO DO CARTÃO VALECARD? É O MESMO DO VALOR EM DINHEIRO?

Os descontos do cartão ValeCard serão diferenciados, visto que serão parcerias realizadas com estabelecimentos comerciais.

O QUE É CASH BACK E COMO FUNCIONA?

Ao comprar um produto ou serviço, o estabelecimento dá uma porcentagem de ValeCash ao cliente em forma de pontos, ou seja a cada compra em estabelecimento conveniado acumula-se pontos. A cada 1 ponto é gerado R$1,00. Essa pontuação não é válida somente em postos de combustíveis, mas em qualquer estabelecimento que aceite ValeCard.

O CASH BACK SERÁ ELEGÍVEL NA UTILIZAÇÃO DO VALECARD OU NO CARTÃO MASTERCARD?

O Cash Back só é utilizado no ValeCard. Se o estabelecimento não tiver o ValeCard você pode entrar em contato pelo site do cartão e sugerir que entrem em contato com a empresa desejada para que passe a ser uma credenciada.

PARA QUEM JÁ TEM UM CARTÃO VALECARD, QUE NÃO É DO PODD, IRÁ FUNCIONAR NOS POSTOS CREDENCIADOS?

Não. O Cartão é conveniado com o PODD e todos os benefícios gerados são referentes ao cartão a ser confeccionado após a adesão do motorista cooperado ao PODD.

COMO SABER QUAIS ESTABELECIMENTOS SÃO CREDENCIADOS?

No próprio aplicativo haverá um mapa onde aparecem todos os estabelecimentos credenciados. Visualmente, essas empresas aparecem no mapa por meio de bandeirinhas. O motorista cooperado poderá consultar a rede credenciada no site da ValeCard, através do link: https://lojavalecard.com.br/rede/#/

QUAIS DOCUMENTOS TENHO QUE TER EM MÃOS PARA FAZER O CADASTRO NO APP PELO SMARTPHONE?

O aplicativo solicitará dados completos, sendo assim, o motorista deverá ter em mãos: • Carteira de Identidade • CNH • Número do PIS • CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) • Vistoria do veículo • Exame médico • Comprovante de endereço

QUANDO O MOTORISTA FOR À SEDE PARA ASSINAR O CONTRATO, QUAIS DOCUMENTOS PRECISAM SER LEVADOS?

A ida na sede do PODD para cadastro não é necessária e somente se dará em casos específicos. Neste caso, o motorista cooperado será informado. O processo será prioritariamente digital.

QUANDO ALGUM DOCUMENTO FOR RENOVADO É POSSÍVEL RECADASTRAR PELO PRÓPRIO APP OU TENHO QUE IR A SEDE?

Sim, todos os documentos poderão ser enviados via aplicativo, inclusive reenvio em caso de erro. Só haverá necessidade de ir a Sede caso, durante a verificação dos documentos, seja detectado algum erro ou problema específico que demandará a presença do cooperado e, nesse caso, será informado ao motorista.

POSSO SUBSTITUIR O ENVIO DE DOCUMENTOS PELA CNH DIGITAL?

Sua pergunta é muito pertinente. Colocamos todos procedimentos possíveis para facilitar, mas isso não será possível.

OS TREINAMENTOS DOS MOTORISTAS COOPERADOS SERÃO PRESENCIAIS OU ONLINE?

A princípio, antes da pandemia, os treinamentos eram presenciais. Agora já é estudada a possibilidade da realização online. A Coopertran já tem uma plataforma de treinamento online, o que facilita a agilidade na execução por parte da Cooperativa.

APLICATIVO TRAVOU ANTES DE FINALIZAR A CORRIDA. O QUE O MOTORISTA DEVE FAZER?

Neste caso o motorista deve entrar em contato com o suporte do web center para informar o ocorrido e aguardar as orientações para finalização da viagem.

O PASSAGEIRO DANIFICOU O CARRO. QUAL O PROCEDIMENTO?

Neste caso o motorista deve entrar em contato com o suporte do web center para informar o ocorrido e aguardar as orientações para finalização da viagem

PASSAGEIRO APRESENTOU COMPORTAMENTO INADEQUADO. COMO DEVO PROCEDER?

Neste caso o motorista deve entrar em contato com o suporte do web center para informar o ocorrido e aguardar as orientações para finalização da viagem

O PASSAGEIRO NÃO EFETUOU O PAGAMENTO EM DINHEIRO. QUAL O PROCEDIMENTO?

Neste caso o motorista deve entrar em contato com o suporte do web center para informar o ocorrido e aguardar as orientações para finalização da viagem

FUI SUSPENSO DO APLICATIVO E NÃO CONCORDO COM A SITUAÇÃO. ONDE POSSO REVERTER?

Neste caso o motorista deve entrar em contato com o suporte do web center para informar o ocorrido e aguardar as orientações

COMO CHECAR MEUS GANHOS?

No momento não disponho destas informações. Solicito a gentileza de entrar em contato posteriormente ou informar um número de contato para que, de posse da informação, responder ao (à) sr. (sra.).

MINHA CONTA FOI HACKEADA. O QUE DEVO FAZER?

Neste caso o motorista deve entrar em contato com o suporte do web center para informar o ocorrido e aguardar as orientações

MEU CADASTRO APRESENTA ERRO DE DADOS. COMO POSSO EDITAR?

Neste caso o motorista deve entrar em contato com o suporte do web center para informar o ocorrido e aguardar as orientações

NÃO CONCORDO COM O VALOR COBRADO PELA VIAGEM. ONDE POSSO PEDIR REVISÃO?

No momento não disponho destas informações. Solicito a gentileza de entrar em contato posteriormente ou informar um número de contato para que, de posse da informação, responder ao (à) sr. (sra.)

COMO DEVO TIRAR A FOTO DO MEU RG PARA CADASTRO NO PODD?

Deve ser tirada fotos frente e verso do documento RG para cadastro no aplicativo.

ONDE LOCALIZO MEU NÚMERO PIS?

O PIS pode ser localizado na sua Carteira de Trabalho. Essa informação é a primeira que está disponível no topo da página inicial (a página que contém a foto).

COMO DEVO TIRAR FOTO DA MINHA CNH?

A sua CNH tem que estar aberta na foto (mostrando frente e verso do documento) e 100% legível. Se a foto estiver desfocada, com muito reflexo de luz/flash ou com dados que não aparecem completos na imagem, nosso sistema pedirá o envio de uma nova foto. Por isso, se você não conseguir ler alguma informação, tire uma nova foto! Isso agilizará o seu processo de aprovação!

O QUE É O EAR?

EAR, uma sigla de Exerce Atividade Remunerada, é uma declaração que, nos veículos que está apto a conduzir, o motorista exerce atividade remunerada.

COMO CONSEGUIR O EAR?

Para obtê-la, entre em contato com o Detran e verifique como adicionar a observação "Exerce Atividade Remunerada" em sua CNH

ONDE DEVO FAZER O LAUDO DE VISTORIA DO VEÍCULO?

Uma rede de oficinas credenciadas para emissão do termo de vistoria será divulgada pela equipe PODD

O QUE DEVE CONSTAR NO LAUDO DE VISTORIA DO VEÍCULO?

As oficinas credenciadas pelo PODD terão os itens e formulário correto de preenchimento com todos os itens de dirigibilidade e condição do carro para avaliação e emissão do termo de vistoria.

COMO É O EXAME PSICOLÓGICO APLICADO PELA RHOPEN?

O processo elaborado pela Rhopen consiste em um exame psicotécnico enviado ao e-mail do candidato, que deve ser preenchido eletronicamente e assim conseguir a liberação da adesão do motorista ao PODD.

QUANTO TEMPO TENHO PARA REALIZAÇÃO DO EXAME PSICOTÉCNICO ENVIADO PELA RHOPEN?

O candidato a cooperado terá 3 dias corridos para realização do exame psicotécnico através do link que será enviado ao e-mail cadastrado no aplicativo.

COMO SERÁ O TREINAMENTO PRESENCIAL NA SEDE DA RHOPEN?

O treinamento é conduzido pela empresa Rhopen e propiciará ao cooperado desenvolvimento de habilidades de qualidade no serviço e atendimento

O QUE É O TREINAMENTO WEB SOBRE INTEGRAÇÃO AO COOPERATIVISMO?

O treinamento web integração é um procedimento que visa preparar o novo cooperado para iniciar sua entrada na cooperativa, transmitindo a ele os valores, a visão e a missão da cooperativa e do cooperativismo. Serão ainda apresentados as estruturas, estatuto, legislação e resoluções.

QUAIS AS MEDIDAS DE PREVENÇÃO AO COVID-19 O PODD ADOTARÁ?

O PODD seguirá todas as orientações de protocolo das autoridades e prevenção ao coronavírus e contará com desinfecção permanente das maçanetas, cintos de segurança e bancos de todos os carros.

COMO DEVE SER E COMO DEVO APRESENTAR O EXAME MÉDICO?

O motorista deverá procurar um médico de sua preferência ou uma das clínicas parceiras credenciadas pelo PODD (consulte através do web center) para emitir o exame dizendo que está apto a conduzir o veículo, fotografar o exame e anexá-lo no aplicativo em até 90 dias.

MEU NÚMERO DE CELULAR OU ENDEREÇO DE E-MAIL JÁ ESTÁ EM USO. COMO ALTERAR?

Neste caso o motorista deve entrar em contato com o suporte do web center para informar o ocorrido e aguardar as orientações